domingo, 6 de fevereiro de 2011

Citação do dia

"Os Deuses amam o caos, mas a maioria de nós o teme, e é por isso que tentamos fazer a ordem. Mas quando você tem ordem, você não precisa dos Deuses. Quando tudo está bem ordenado e disciplinado, nada é inesperado. Se você entende tudo, não resta espaço para a magia. Só quando está perdido, apavorado e no escuro é que você chama os Deuses, e eles gostam de ser chamados. Isso os torna poderosos, e é por isso que gostam de que vivamos no caos."
Bernard Cornwell

Polêmico, mas gera boas reflexões. Não quero falar aqui da fé genuína, pois nada sei sobre ela; não posso negar que ela existe, assim como não posso negar que ela é raríssima. Também não quero especular sobre a existência de Deuses, apenas sobre o motivo que nos faz acreditar Neles.
Falo da fé das Massas (se é que posso chamá-la de fé), da fé cega, do fanatismo. Ora, viver não pode ser dissociado de sofrer; a vida implica, necessariamente, em angústia, incerteza, dor. E a maioria das pessoas não consegue encarar a vida assim sem supor que deve haver algum motivo para tanto sofrimento. Por isso elas buscam a existência de Deuses, para em seu desespero e medo diante do incerto encontrar algo que lhes conforte e lhes dê uma razão. Elas buscam uma explicação para o sofrimento da vida.
A religião se alimenta do caos na mente das pessoas ao tentar entender o mundo. O que a consciência não compreende de maneira lógica, a religião dá uma resposta. Mas já faz alguns séculos que a Ciência vem entregando, de uma maneira ou de outra, essas respostas às pessoas numa velocidade espantosa. Estamos compreendendo, racionalmente, as leis que regem o universo, que nos permitiram evoluir e pensar, e que de fato não há nenhum motivo maior para estarmos aqui sofrendo. Quem precisa da ajuda de Deuses, então?
A fé das pessoas é motivada pelo medo, medo de que, afinal, não haja um sentido para a vida.

P.S.: Me inspirei pra escrever esse comentário porque andei lendo isso aqui.

4 comentários:

  1. Todos nós buscamos algo para preencher nossos medos e vazios,acreditar ou não,se existe algo superior que nos rege,é uma tarefa complexa para quem vive a procurar esta resposta,e ao mesmo tempo simples,questão de sentir,"fé". Não sou religiosa,nem concordo com algumas doutrinas,mas sempre me mantenho acreditando que exista um ser maior,algo que rege tudo e a todos,e não sei o porquê, mas isso me faz muito bem!O mundo surgiu do big bang?Surgimos de moléculas orgânicas simples até chegarmos a tamanha complexidade neural que nos fez chegar a questionar sobre nossa própria existência?Mas de onde surgiram tais moléculas?De asteróides?Como podem os planetas se manterem em posições milimetricamente corretas?O q é gravidade(não no sentido matemático que costumamos a estudar)?Como existir tantas outras galáxias,outros sistemas?Óbvio que há algo grandioso por trás de tudo isto.Ninguém consegue explicar nada.Quem sabe não é para ser explicado,e sim,sentido?Dentre tantas outras coisas que se pode provar a existência de algo muito poderoso que rege o mundo como uma simples sinfonia. Alguns tentam desvendar,mas não conseguem plenamente,outros até ignoram por não acreditarem em nada.Somos um tanto quanto egocêntricos demais para aceitar que exista algo maior,superior,e alguns vivem na ânsia de procurar tais respostas que sabe lá quando irão poder ser respondidas.Cada um com sua "fé" ,mesmo que seja através de "medos".Eu acredito que exista :)

    ResponderExcluir
  2. "A religião se alimenta do caos na mente das pessoas ao tentar entender o mundo"

    e eu digo mais, os grandes poderosos usam a religião, e apriveita esse caos na mente das pessoas e as manipulam, nos manipulam...

    seutexto é muito bom expressa de uma maneira ditera suas opnies
    visite o meu

    http://umcontoemeio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. A existência das coisas não prova que exista um deus. Isso não é uma prova! Aliás, a existência de deus não pode ser provada cientificamente. É uma questão de acreditar ou não.

    ResponderExcluir
  4. Tantos males atingem a Terra por causa das diferentes versões da fé. E, como um bola de neve, quanto mais caos, mais fé... e quanto mais fé, mais caos. Quão glutões são esses deuses, afinal?

    ResponderExcluir

A Estante é para guardar qualquer pensamento, inclusive o seu. Deixe aqui o que você pensou, seja bom ou ruim.